6 o engenheiro e seus atributos 6
Para este tema serão abordados os seguintes assuntos:
6.1. Funções do Engenheiro.
6.2. Engenheiro e o técnico.
6.3. Qualidades do profissional.
6.4. Atributos do Engenheiro.
6.4.1. Conhecimentos objectivos.
6.4.1.1. Ciências físicas.
6.4.1.2. Tecnologia.
6.4.1.3. Outros conhecimentos.
6.4.2. Habilitações do engenheiro.
6.4.3. Atitude Profissional.
6.4.4. Aperfeiçoamento continuo.
6.4.5. Esquema dos atributos do engenheiro.
6.1. FUNÇÕES DO ENGENHEIRO
O Engenheiro pode desempenhar inúmeras funções. De uma maneira geral, quanto à forma do seu trabalho, pode se dizer que ele actua como:
Autónomo;
Empregado; ou
Empresário.
O Autónomo é aquele que tem maior independência de decisão sobre a sua profissão estabelecendo os seus honorários e condições de trabalho, actuando geralmente em escritório próprio.
Fig.1
O Empregado trabalha directamente para uma empresa, com a qual mantém um contrato de trabalho estabelecendo um vínculo mais duradoiro, prestando serviços técnicos permanentes.
Fig.2
O Engenheiro Empresário é o empreendedor, que estabelece alguma empresa e contrata outros profissionais, com vínculo trabalhista, para operá-la.
Fig.3
O Engenheiro desempenha as suas funções em vários locais tais como: empresas privadas, órgãos públicos, estabelecimentos financeiros, etc. Nas suas actividades, os engenheiros desempenham tarefas que vão desde a pesquisa básica (onde aplicam muitos princípios científicos e poucos conceitos de administração e finanças), até a administração (onde, a prioridade aplicam pouco os fundamentos científicos e bastante os conceitos de administração, gerência e finanças). Espectro de algumas funções que o Engenheiro exerce no mercado de trabalho; pesquisa básica, pesquisa aplicada, ensino, desenvolvimento, projecto, construção, produção, operação, teste, manutenção, consultoria, vistoria, vendas, administração,