6 Vocabulário crítico - Teoria da Literatura por Roberto Acízelo de Souza
Ciência da literatura: é o estudo sistemático da literatura. Crítica literária: prática da análise de obras literárias particulares.
Descritivismo: atitude que consiste em limitar a uma descrição a análise do texto literário e a teorização a seu respeito.
Estética: o estudo sistemático da arte em geral, especialmente interessada nos fatos de sensibilidade, percepção e inteligência por ela suscitados.
Estudos culturais: estudos interessados na recuperação e análise da cultura popular, até então desconsiderada pelos estudos literários, tradicionalmente concentrados na alta cultura, conforme suas manifestações nas obras canônicas.
História da literatura: disciplina da área dos estudos literários.
Impressionismo: termo pelo qual se designa tanto um estilo de pintura, música e literatura surgido em fins do século XIX quanto uma atitude em face do estudo da literatura, aparecida na mesma época.
Literatura comparada: disciplina de origem oitocentista. Se propunha estudar as relações entre diferentes literaturas nacionais, interessando-se principalmente pelas fontes e influências, isto é, pelos débitos e créditos de uma tradição literária nacional em relação a outra ou outras.
Método: conjunto de princípios c procedimentos orientadores de uma pesquisa científica.
Objeto: segundo uma concepção menos refinada, ele é constituído pelo conjunto de dados que formam o seu campo. Já de acordo com outra, não é um dado ou um conjunto de dados, mas uma construção conceitual, elaborada pela intervenção de um método.
Poética: termo de muitos significados. Disciplina antiga dedicada aos estudos de literatura. Conforme a tradição clássica, designação de poemas em que se expõe explicitamente uma concepção de poesia. Designações alternativas para a disciplina dedicada ao estudo sistemático da literatura.
Preceptística: estabelecer normas ou preceitos orientadores da elaboração do texto literário e de sua apreciação crítica.
Retórica: disciplina