6 Sigmas
________________________________________
1. Introdução
Os clientes são a razão de ser de qualquer organização. São eles que definem a Qualidade, esperando que um produto possua características tais como elevados níveis de desempenho e fiabilidade, preços competitivos, processamento claro e correcto da transacção, entregas dentro do prazo.
Além disso, factores como a globalização acelerada, o acesso instantâneo à informação, a produtos e a serviços, a constante inovação tecnológica e alterações na regulamentação, deram origem a que os clientes alterassem a sua forma de conduzir os seus negócios. Vivemos hoje num ambiente de tal forma competitivo, que não existe espaço para erros. Temos que deleitar os nossos clientes e procurar novas formas de exceder as suas expectativas.
2. Seis Sigma O que é o "Seis Sigma" ?
O conceito "Seis Sigma" foi inicialmente desenvolvido e implementado pela Motorola, em 1986. Desde então, foi adoptada por outras grandes empresas, como a General Electric, Texas Instruments e Allied Signal Inc. Ao contrário do que acontecia no passado, em que apenas as grandes multinacionais tinham capacidade para desenvolver programas Seis Sigma, hoje em dia, o crescimento da disponibilidade de programas externos, permite também às organizações de menor dimensão definirem como objectivo a aplicação desta metodologia.
Seis Sigma é, acima de tudo, uma iniciativa estratégica de alto nível. É um processo altamente disciplinado que nos ajuda a focar no desenvolvimento e entrega de produtos e serviços próximos da perfeição. Do ponto de vista dos processos, trata-se de uma abordagem sistemática para reduzir falhas que afectam o que é crítico para o Cliente, aumentando a sua satisfação e reduzindo custos.
É uma das estratégias mais potentes alguma vez desenvolvidas para desencadear melhorias em processos, produtos e serviços, bem como para radicalmente reduzir custos de produção ou administrativos e melhorar a qualidade. Tais aspectos