6 Sigma
Durante os anos, houve a revolução industrial criada na Inglaterra, gerando uma série de conceitos, uma delas o de produção continuada. Com o passar das décadas houve a necessidade de uma otimização do processo, tomando 3 princípios como características, Qualidade, Quantidade e Velocidade, aliando esses três parâmetros conseguimos fazer a empresa evoluir.
Buscando esse avanço foram criadas várias metodologias, uma delas o 6 SIGMA, desenvolvida pela Motorola e implantada em outras milhares de empresas, essa metodologia ajuda inclusive a conseguir selos como o ISO 9001, nesse trabalho iremos abordar os principais aspectos e metodologias que envolvem o 6 sigma.
2 QUANDO FOI DESENVOLVIDO E PORQUE
Originalmente o 6 Sigma foi desenvolvido pela Motorola e aperfeiçoado por diversas outras empresas. A metodologia pode ser definida como um nível otimizado de performance que se aproxima do zero defeito no processo de confecção de um produto ou serviço. Assim, quanto mais alto for o sigma do processo, menor será a quantidade de erros.
O 6 Sigma é uma estratégia empresarial disciplinada e altamente quantitativa, caracterizada por uma abordagem sistêmica, que tem como objetivo aumentar a lucratividade da empresa, por meio da otimização de produtos e processos, com conseqüente aumento da satisfação de clientes e consumidores.
Visa obter melhorias na qualidade e ganhos de produtividade com conseqüente redução de custos, usando conceitos do gerenciamento por processos, controle estatístico de processo (CEP), manufatura enxuta, simulação, benchmarketing e delineamento de experimentos, além dos princípios da qualidade total. Tudo isso com foco na melhoria contínua dos processos, iniciado por aqueles que atingem diretamente o cliente.
Não obstante, mais importante que a definição técnica, é o conceito 6 Sigma como um meio disciplinado e quantitativo para melhorar o desempenho em