6 Pontos chave para o sucesso do 6 sigmas
EXISTEM ALGUNS PRINCÍPIOS DETERMINANTES PARA O SUCESSO DOS SEIS SIGMAS. Enumera seis pontos chaves.
1. FOCO GENUÍNO NO CLIENTE: SASTISFAZER AS NECESSIDADES DOS CLIENTES E ASSEGURAR, ATRAVÉS DAS MEDIDDAS DE DESEMPENHO, O IMPACTO DAS MELHORIAS SEIS SIGMAS SOBRE A SATISFAÇÃO E OS VALORES DOS CLIENTES.
2. GERENCIAMENTOS DIRIGIDOS POR DADOS E FATOS: QUE SUPÕE A APLICAÇÃO DE UMA RÍGIDA DISCIPLINA seis SIGMAS, DESTACANDO A IMPOTÂNCIA DE MEDIDAS COMO SUPORTE PARA AVALIAR O DESEMPENHO DOS NEGÓCIOS E APLICAÇÕES DE DADOS E ANALISES.
3. FOCO EM PROCESSO, GESTÃO E MELHORIA: O DOMÍNIO SOBRE OS PROCESSOS É A MANEIRA MAIS SEGURA DE GARANTIR A OBTENÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS QUE OFERECEM VALOR AOS CLIENTES.
4. GESTÃO PROATIVA: É uma prática proativa de gerenciamento dinâmico que defende objetivo, determina prioridades, previne problemas e questiona a prática das diferentes atividades da empresa.
5. COLABORAÇÃO E COMPARTILHAMENTO: É A COMPREENSÃO DAS NECESSIDADES DOS USUÁRIOS, DAS ETAPAS DO PROCESSO E DO FLUXO OU DA CADEIA DE FORNECIMENTO DO PROCESSO POR TODOS QUE DESENVOLVEM ATIVIDADES NA EMPRESA.
6. BUSCA DA PERFEIÇÃO E TOLERÂNCIA AO FRACASSO: É O EQUILÍBRIO ENTRE IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS IDÉIAS E MÉTODOS E O GERENCIAMENTO DOS RISCOS ATÉ CONSEGUIR ATINGIR O OBJETIVO DOS SEIS SIGMAS E A FORÇA A ORGANIZÇÃO A SER CADA VEZ MAIS PERFEITA.
Hahn (2000) afirma que a aplicação dos pontos-chave dos Seis Sigma permite uma mudança de enfoque das empresas em todos os elementos de desempenho, principalmente nas áreas de projetos de produto e operação