6 dicas de marketing para empresas iniciantes
É preciso, por exemplo, prestar atenção e tomar muito cuidado ao elaborar um plano de marketing eficiente, tentando reproduzir modelos e táticas de grandes companhias mundiais, pois muitos desses planejamentos não servem para empresas de pequeno porte. Por esse e por outros motivos é essencial que cada empresa tenha o seu próprio plano, evitando ações desproporcionais e riscos infindáveis.
De acordo com a norte-americana Michelle Accardi-Petersen, autora do livro Marketing Ágil, "um plano de marketing pode ser resumido apresentando os objetivos, as estratégias e as técnicas em uma página".
Abaixo, você confere 6 dicas e conceitos de marketing para empresas e empreendedores inciantes, que tomam como base o livro Marketing Ágil:
1) A Implementação do marketing
Diferentemente de outras ações realizadas dentro da organização, as atividades do marketing devem focar em clientes efetivos, distribuidores, varejistas, agências de publicidade e afins, e estes – por sua vez – estão fora da empresa. Com isso, as implementações da área de marketing devem incluir os relacionamentos com as outras áreas funcionais, obtendo um suporte mais aprimorado e um melhor desenvolvimento coordenado.
2) Programação, alocação e orçamento
Os programas devem estar ligados a elementos do mix de marketing que se referem aos produtos e mercados. No entanto, saiba que as organizações focadas em produtos (ou mercados) singulares desenvolvem programas individuais para cada linha/produto.
"A alocação é uma função essencial para a distribuição de recursos escassos que suportam programas e, de certa forma,