5s Petrobras
Publicado em 04/06/2012 - 16h33 - Por: Petrobras Biocombustível
Qualidade
Programa 5S é implantado na sede da Petrobras Biocombustível na Gerência de Produção
O objetivo é orientar a força de trabalho quanto à organização e à utilização dos espaços em comum dos escritórios.
Após a implantação nas usinas, o Programa 5S chegou, nesta segunda (4/6), aos espaços da Gerência Geral de Produção da Petrobras Biocombustível na sede da companhia. O Programa tem como foco chamar a atenção para alguns pontos importantes na organização e utilização dos espaços físicos.
Criado no Japão, o Programa 5S recebe esse nome porque se baseia em conceitos desenvolvidos a partir de cinco palavras iniciadas pela letra “s”: seiri (senso de utilização), seiton (senso de ordenação), seiso (senso de limpeza), seiketsu (senso de higiene e saúde) e shitsuke (senso de autodisciplina).
No senso de utilização, as pessoas fazem uma análise de todos os recursos e documentos mantidos nas mesas, gavetas e armários, descartando tudo que estiver em excesso, sem uso ou que sejam obsoletos.
No senso de ordenação, as pessoas definem o local de guarda de cada recurso, inclusive os compartilhados e os pessoais, como blusas, bolsas, guarda-chuva, etc. Para facilitar o acesso e a reposição, são identificados os recursos e os locais de guarda como prateleiras, armários, gavetas e arquivos.
Em relação ao senso de limpeza, as pessoas que trabalham em escritórios acreditam que nada têm a fazer, já que nesses ambientes não há fontes de sujeira e a limpeza normalmente é feita por uma empresa terceirizada. Contudo, nada impede que alguns problemas sejam observados, como: resíduos provocados pelas pessoas no uso dos espaços coletivos (banheiro, copa, copiadora e impressora compartilhadas); falta de um tapete na entrada das salas; poeira que se acumula nos interiores de gavetas, armários e em locais de difícil acesso (atrás de armários e de equipamentos de escritório).
No senso de higiene e saúde, alguns