5S no canteiro de obras
Edinaldo Favareto Gonzalez (1); Antônio Edésio Jungles (2)
(1) Universidade Federal de Santa Catarina - Programa de Pós-Graduação em Engenharia
Civil (PPGEC) - Florianópolis / SC - CEP: 88040-900 - Fones: (048) 331-9702 e-mail : edinaldofg@hotmail.com
(2) Universidade Federal de Santa Catarina - Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil –
Florianópolis / SC - CEP: 88040-900 - Fones: (048) 331-5172 e-mail : ecv1aej@ecv.ufsc.br
RESUMO
O setor da construção civil apresenta atualmente um grande anseio por melhorias e qualidade na execução de obras. Devido a esse anseio foram elaborados vários métodos para se atingir tais objetivos, como por exemplo, Qualidade Total, 5S’s, Programa Brasileiro de Qualidade e
Produtividade da Construção e do Habitat – PBQP-H, o mais recente, que visa a qualidade nas construção de obras financiadas pelo Governo Federal.
O artigo tem como objetivo mostrar a introdução do 5S’s no canteiro de obra de um empreendimento habitacional localizado na região metropolitana de Florianópolis/SC, cuja empresa inicia o seu programa de qualidade e gerenciamento de obras.
A aplicação dos 5S’s é considerado um grande desafio devido ao empreendimento apresentar várias atividades ocorrendo ao mesmo tempo e conseqüentemente um grande número de funcionários localizados no mesmo espaço e dependendo das atividades um dos outros. Foi elaborado um programa onde a empresa e funcionários deverão atingir algumas metas que serão analisadas’’ em determinados intervalos de períodos pré estabelecidos, conforme o tempo necessário para a realização da tarefa.
O envolvimento com toda a mão-de-obra leva a um bom resultado, pois todos tem como objetivo a melhor qualificação de seu próprio serviço.
1- INTRODUÇÃO
Há muito tempo que se vem discutindo mudanças e melhorias nos processos de trabalho da construção civil. A maneira de organizar o canteiro de obras é um dos pontos importantes neste