5460
O numero de criança com algum tipo de deficiência na rede regular de ensino cresce a cada ano e esse aumento faz parte do movimento mundial pela inclusão. O impacto da politica de inclusão na educação pode ser medido pelo crescimento de matriculas nas escolas, mas se a politica de inclusão educacional traz benefícios para todos, também lança novos desafios para a instituições, professores e sociedade. E a garantia de acesso e permanência com sucesso desses alunos nas escolas comuns regulares significa um patamar imprescindível de sociedade para pessoas com deficiência, a sua inclusão nos ambientes comuns de aprendizagem, oferecendo todas as condições de acessibilidade, possibilita o preparo para a inserção nos espaços sociais, incluindo o mercado de trabalho.
DESEVOLVIMENTO
A educação inclusiva é um movimento mundial fundamentado nos princípios dos direitos humanos e da cidadania, tendo por objetivo eliminar a discriminação e a exclusão, para garantir o direito á igualdade de oportunidades e á diferença, transformando os sistemas de ensino, de modo a propiciar a participação de todos os alunos, com foco especifico naqueles que são vulneráveis á marginalização e exclusão. A educação especial é uma área de conhecimento que visa promover o desenvolvimento da potencialidade de pessoas com deficiência, autismo, síndromes ou altas habilidades\ superdotação e abrange desde a educação infantil ate a educação superior. O professor é a peça- chave na implantação da educação inclusiva e precisa ter uma melhor formação, em um processo continuo e permanente para melhor atender sua clientela.
E muito comum encontrarmos na escola regular praticas de exclusão e representação em relação aos alunos especiais, por serem diferentes dos considerados ‘ normais’. Muitas vezes associam a diferença a doenças e anormalidade ou esse individuo passa a ser considerado como