52486980221

352 palavras 2 páginas
A leitura do texto “o que é Educação a Distância” de José Manuel Moran, nos leva a refletir, à respeito de inúmeras tecnologias disponíveis e suas utilizações no processo de ensino e aprendizagem.

Para mim a Educação a Distância é o processo de ensino aprendizagem, onde professores e alunos estão separados fisicamente mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas. O professor passa o seu conhecimento para nós alunos através das suas explicações, exemplos, vídeos, etc. Logo nossas dúvidas podem ser tiradas na mesma aula (dúvidas mandadas por e-mail) .

Hoje ainda existem aulas que não são somente realizadas por esse mecanismo, existem aulas que podem ser:

• Presencial onde em qualquer nível os alunos se encontram com os professores.

• Semi-presencial é a junção da presencial e da educação a distância, ou seja, uma parte presencial e a outra virtual.

• E a contínua a e continuada, que se dá no processo de formação constante de aprender, onde a prática é aliada a teoria, ampliando de maneira significativa a educação, pois as experiências vividas somam para o êxito na formação do aluno.

Segundo o autor, a EaD não é recomendada para o Ensino Regular, pois a maioria dos alunos estão na faixa etária onde se precisa ter mais, socialização, portanto ainda não estão aptos a ter aulas apenas por via internet, eles necessitam de alguém que os oriente e os direcione diariamente.Sendo mais apropriado para adultos do ensino Médio e Superior e pós graduação, pois esses já estão aptos para este tipo de aprendizado.

O autor no decorrer do texto deixa claro que a tecnologia evoluiu muito e vai evoluir cada vez mais;” a EAD não é um "fest-food” onde o aluno recebe determinado assunto e pronto e sim uma prática que permite o equilíbrio de habilidades individuais e as do grupo, de forma virtual e presencial”.

Infelizmente existe ainda uma grande desigualdade econômica e a

Relacionados