511214111411

364 palavras 2 páginas
RESUMO
Existem diversos tipos de substâncias que se caracterizam por suas propriedades químicas. A reunião em grupos das substâncias que apresentam características semelhantes é denominada função. A química inorgânica possui quatro principais funções. São elas ácidos, bases, sais e óxidos, que se caracterizam por propriedades bem definidas em cada grupo.
Ácido é toda substância que se ioniza em presença de água e origina, como um dos íons, o cátion H+. Em solução aquosa, os ácidos conduzem eletricidade e isso ocorre porque os ácidos se desdobram em íons. Tem sabor azedo. Para distinguir a solução usamos os indicadores quando em solução de fenolftaleína vermelha fica incolor em presença de um ácido. Já o papel de tornassol azul fica vermelho.
Base é toda substância que em solução aquosa sofre dissociação iônica, liberando o ânion OH- (Hidróxido). Uma das características das bases é seu sabor adstringente, que “amarra” a boca, ou seja, diminui a salivação. As bases também conduzem corrente elétrica quando dissolvidas em água. Os indicadores fenolftaleína e papel de tornassol também mudam de cor em presença de hidróxidos. A fenolftaleína incolor torna-se vermelha; papel de tornassol vermelho fica azul. A Salificação ou Reação de neutralização é o nome que se dá a toda reação química que ocorre na mistura de um ácido com uma base. A reação de neutralização é a reação entre um ácido e uma base dando origem a sal e água. É importante destacar que essas reações químicas só acontecem em meio aquoso, pois é preciso primeiro acontecer a ionização dos compostos. Na reação de saponificação é preciso haver um éster misturado com uma base forte na presença de água e aquecimento. O produto final é um sal orgânico e álcool.
Sais são compostos que provêm ou dos ácidos, pela substituição total ou parcial dos seus hidrogênios ionizáveis por cátions, ou das bases, pela substituição total ou parcial dos grupos OH- pelos ânions dos ácidos. Os sais podem ser considerados como

Relacionados