5 s
Profª.Esp.Patrícia Miranda Leite.
Conceitos:
O jogo tem semelhança com ludus que significa estado de liberdade limitada por regras de aconduta.
Vossen ( 2004, apud NETO, 2007 )
Os jogos são elementos produzidos pelo meio social que têm como características: o prazer, o caráter “ não sério ”, a liberdade, a separação dos fenômenos do cotidiano, as regras, o caráter fictício ou representativo e sua limitação no espaço e no tempo.
Kishimoto (2005)
O jogo revela uma complexidade maior que a brincadeira, relacionada com : voluntariedade, limites, regras, emoções e diferenciação do cotidiano.
Huizinga (2004,apud NETO,2007 )
A palavra jogo provém de “jocu”, substantivo masculino de origem latina que significa gracejo. Expressa um divertimento, brincadeira, passatempo, sujeito a regras que devem ser observados quando se joga.
Antunes (1999,p.11)
Por vezes, os jogos assumem mais do que uma dessas características, tendo momentos de cooperação e competição.
Brotto (1997,apud NETO,2007 )
O objetivo da classificação dos Jogos e também atividades recreativas, além da padronização,é evidenciar a funcionabilidade desses jogos, dentro de uma programação específica ou como atividades lazer e recreação.
Para escolhermos uma determinada atividade para fazer parte da nossa programação, é necessário que saibamos suas características e classificações. De acordo com os objetivos aos quais nos propomos alcançar, escolhemos uma determinada atividade.
Vejamos como alguns autores classificam as atividades recreativas ou jogos:
Segundo Ferreira, Vanja. Educação Física - Recreação, Jogos e
Desportos; 2003
Classifica as atividades em:
Grandes jogos - grande números de participantes. Difícil de ser dominado.
Pequenos jogos - extrai dos participantes características individuais como: velocidade, destreza, força.
Revezamento ou Estafetas - constitui-se pelo revezamento dos participantes para a realização de tarefas. É uma atividade em grupo que preza pelas