5´S nas empresas
Este método surgiu no Japão, no início da década de 50, logo após a derrota da Segunda Guerra Mundial, através do engenheiro químico japonês Kaoru Ishikawa com a finalidade de reestruturar, organizar e melhorar a produção das indústrias japonesas para superar a crise de competitividade contra a Europa e os Estados Unidos.
Sendo implantado no Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos funcionários, transformando o ambiente da empresa e a atitude das pessoas; aumentar a produtividade da instituição, diminuindo desperdícios e reduzindo custos. O conceito do método 5S assim é chamado por ser composto por 5 palavras que começam com a letra "S": Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke.
• 1º S - SEIRI (senso de utilização): separar as coisas necessárias (úteis) das desnecessárias (inúteis). Organizando o trabalho de modo que só se utilize o que for realmente necessário, na quantidade certa e controlada, para proporcionar redução de gastos com espaço e estoque, aumentar a produtividade, evitar compras de matéria-prima desnecessária, diminuir acidentes de trabalho e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho.
• 2º S - SEITON (senso de organização): ordenar e identificar as coisas para que qualquer pessoa possa encontrá-las quando desejado, de forma fácil e rápida. Podendo estabelecer um lugar para cada coisa, criar e padronizar as nomenclaturas, ordenar os materiais de trabalho, usar rótulos com cores diferentes para cada material, expor pontos críticos como máquinas que ofereçam riscos e localização de extintores de incêndio, eliminar objetos ou móveis que possam atrapalhar os corredores de locomoção.
• 3º S - SEISOU (senso de zelo ou de limpeza): criar e manter um ambiente físico limpo e agradável, eliminando as causas de sujeira e agindo preventivamente para não sujar. Para isso é necessário utilizar adequadamente o local, as máquinas e equipamentos, evitar que estas máquinas gerem ou acumulem sujeiras, mantendo equipamentos e