5'S Logística
Nasceu em Tokyo, graduou-se em Química na Universidade de Tokyo em 1939. A partir de 1939 a1941 trabalho no exército como técnico naval e depois entrou para a União Japonesa de Cientistas e Engenheiros (JUSE) para pesquisar sobre o controle de qualidade.
Nisso aprendeu os princípios do controle estatístico da qualidade desenvolvido por americanos, Kaoru Ishikawa traduziu, integrou e expandiu os conceitos de gerenciamentos aprendidos por ele. Uma de suas contribuições mais importantes foi o seu papel no desenvolvimento de uma estratégia especificamente japonesa da qualidade, conhecido aqui como os “5S’s” e também na criação de um diagrama chamado “Diagrama Espinha de Peixe”.
O controle de qualidade começa com a educação e termina com a educação. Para promover o Controle de Qualidade com a participação de todos, a educação em controle de qualidade precisa ser dada a todos os empregados, do presidente aos operários na linha de montagem. (Ishikawa)
2 GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
O termo Qualidade Total representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os que estão envolvidos dentro de certa empresa. Em cada empresa há a necessidade de se modelar o sistema de qualidade para que fique apropriado e possa aplicar para que tenha eficiência e eficácia.
Nisso, a qualidade obtém princípios que são necessários para que dê certo:
a) Total satisfação dos clientes;
b) Desenvolvimento de recursos humanos;
c) Constância de propósitos;
d) Gerência participativa;
e) Aperfeiçoamento contínuo;
f) Garantia da qualidade;
g) Não aceitação de erros;
h) Gerenciação de processos.
A Gestão pela Qualidade Total (GQT) significa criar, intencionalmente, uma cultura organizacional em que todas as transações são perfeitamente entendidas e corretamente realizadas e onde os relacionamentos entre funcionários, fornecedores e clientes são bem-sucedidos. (Crosby, 1998).
Sob um ponto de vista mais amplo, a GQT não é apenas uma coleção de