5 semestre unopar
Na contabilidade gerencial todas as áreas são vistas como elos interligados em prol do mesmo objetivo que buscam melhoria da eficiência no que tange a vantagem competitiva e na agregação de valor do negócio no mercado.
Diferença entre a apuração do “custo” das vendas de uma indústria quando comparada a uma empresa do comércio varejista.
Todas as empresas, independentemente da área de atuação (comércio, indústria ou serviços), possuem gastos. Estes gastos se subdividem genericamente em custos, despesas variáveis e despesas fixas. A análise destes gastos se faz necessária, para a apuração correta de sua lucratividade e, também, para o gerenciamento financeiro mais eficiente.
Os custos referem-se aos gastos efetuados com materiais e insumos (na produção do bem, no caso da indústria), aquisição do produto (no caso do comércio) ou realização dos serviços.
Ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio é um indicador de segurança do negócio, pois mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos. Ele indica em que momento, a partir das projeções de vendas do empreendedor, a empresa estará igualando suas receitas e seus custos. Com isso, é eliminada a possibilidade de prejuízo em sua operação. É, em geral, calculado sob a forma de percentual da receita projetada. Fórmula de cálculo do ponto de equilíbrio
Ponto de Equilíbrio = __ __Custo Fixo x 100 _ Receita – Custo Variável
Lembrando: Margem de Contribuição = Receita – Custo Variável.
No contexto do planejamento e controle empresarial, a análise do equilíbrio entre receitas e despesas merece destaque por tratar-se diretamente com o cumprimento de metas especial voltadas para a maximização de lucros.
O Ponto de Equilíbrio constitui o ponto da atividade da empresa no qual não há lucro nem prejuízo, onde a receita se iguala ao custo total.
OBJETIVO DA ANÁLISE DO PONTO DE EQUILÍBRIO
Subsidiar as decisões relativas a:
a) alteração do mix de vendas,