5 Questoes referente ao livro "concepçoes de saude e doença" de paulo sabroza
Professora :
Alunas: ;
‘’Concepções de saúde e doença’’. Paulo Sabroza 1- Quando nasceu o projeto de saúde pública moderna, pautado na concepção de saúde em estado de equilíbrio do indivíduo com seu habitat? Cite 4 razões para esse fato ter ocorrido.
R: O projeto da saúde pública moderna nasceu então, no início do século passado, como um componente estratégico do processo de controle social sobre as condições de reprodução dos grupos sociais, direcionado ao saneamento do ambiente urbano e mudanças nos padrões culturais do proletariado, através de práticas normativas e educativas.
• A urbanização acelerada e a industrialização são com frequência os processos mais destacados, tanto por seus impactos sobre as condições de produtividade como nas condições de trabalho e qualidade de vida da classe trabalhadora;
• Desnutrição, alcoolismo, doenças mentais e violência atingiam pesadamente a nova classe de trabalhos urbanos.
• A tuberculose, conhecida havia séculos encontrou novas condições de circulação, capaz de amplificar de tal modo sua ocorrência e letalidade que passou a ser uma das principais causas de morte, atingindo principalmente jovens nas idades mais produtivas.
• Os movimentos coletivos e organizados de trabalhadores urbanos, reivindicando melhores salários e condições de vida e trabalho.
2- Explique o modelo da História natural das doenças proposto por Leavell e Clark.
R: Esse modelo serviu de orientação tanto para os projetos de saúde pública como para a prática médica durante cinco décadas, ainda sendo amplamente utilizado. Sua lógica central é reconhecer a doença como processo dinâmico, que percorre os corpos dos indivíduos. Doença que tem seus determinantes também no ambiente em que estes vivem, permitindo que sejam identificados diferentes períodos na evolução desses processos patogênicos e distintas oportunidades de intervenções médico-sanitárias.
3- Explique o modelo da