5 forças der porter
Este artigo visa abranger detalhadamente as 5 Forças de Porter na empresa Mini Mercado Massot. Para isto, a aluna trabalhou dentro da organização por dois meses para obter tais retornos. Segue abaixo desenvolvimento das 5 Forças de Porter.
Desenvolvimento:
Empresa: Minimercado Massot.
1. Rivalidade entre concorrentes existentes:
O Minimercado Massot é uma empresa que presta serviços dentro do bairro onde se situa. A mesma possui concorrentes como supermercados de grandes bandeiras, lojas de conveniência, vendedores autônomos, padarias e mercados/minimercados locais. Por estar localizada em uma região residencial, onde habitam pessoas idosas, a empresa possui um grande volume de vendas semanalmente, pois é uma opção de compra de fácil acesso aos clientes.
A maior problemática com a concorrência é a intensa disputa de preços de mercadorias atrativas, para que estas possam competir com o mercado das grandes redes. As organizações com nome conhecido no mercado investem arduamente em estratégia de mídia e propaganda local. Pelo grande porte deste determinado concorrente o minimercado Massot não possui forças para vencer estas táticas.
2. Ameaça de novos entrantes:
Atualmente ingressar em um negócio neste ramo não exige muita experiência e capital de giro dos empreendedores. Além disso, não há barreiras legislativas que possam vir a dificultar a abertura de um novo negócio. Portanto o minimercado é fortemente ameaçado pela chegada de novos entrantes. Esta ameaça é ainda mais agravada pois os produtos comercializados são facilmente encontrados em outros varejos concorrentes no bairro.
3. Ameaças de produtos substitutos:
O minimercado Massot pode ser ameaçado por novos produtos/serviços que entrem no mercado e substituam o trabalho prestado pelo mesmo.
Pode-se elencar também como produtos substitutos do minimercado Massot a presença de outros mercados que forneçam algum serviço diferenciado, como por exemplo: tele entregas locais, compras on-line,