5 Forças de Porter
No Planejamento Estratégico uma das análises mais utilizadas é conhecida como “As Cinco Forças de Porter”. Essa análise tem como objetivo demonstrar a atratividade de um determinado mercado ou segmento de mercado.
As Cinco forças de Porter são: rivalidade entre os concorrentes, poder de negociação dos fornecedores, poder de negociação dos clientes, ameaça de novos entrantes e ameaça de produtos substitutos.
Rivalidade entre os concorrentes
Segundo a análise das Cinco Forças de Porter, um mercado ou segmento de mercado com rivalidade alta entre os concorrentes pode não ser atrativo para algumas empresas, pois é provável que a disputa – entre preços, propaganda, promoção de vendas – diminua a lucratividade.
A facilidade do credito imobiliário, torna esse ramo cada vez mais concorrido. Por se tratar de uma concorrência sem muita diferenciação nos produtos e serviços oferecidos, as empresas buscam oferecer melhores preços, boa localização, oferta de garantias maiores, maior prazo de financiamento.
Intensidade da rivalidade competitiva é forte:
O número de concorrentes é muito grande;
A diferenciação de produto é pequena;
Diferencial: Venda de imóveis no interior e parcelamento em 180 meses.
Em algumas empresas a sustentabilidade é um grande diferencial.
Poder de negociação dos fornecedores
Quando se pensa em fornecedor logo se associa a palavra a uma empresa que fornece matéria-prima. Porém, no caso da imobiliária o fornecedor é a empresa de instalação elétrica, saneamento básico, asfalto, etc.
A empresa deve esta atenta com a sua atual relação com os seus fornecedores, pois se não esta sendo lucrativos a eles, eles vão fornecer ao concorrente principalmente quando se trata da área de prestação de serviços.
A empresa tem uma vantagem competitiva quando ela consegue repassar o seu serviço por um preço inferior ao do seu concorrente, com a mesma qualidade.
O poder de barganha dos fornecedores do ramo imobiliário:
Não se