5 focos da governança de ti
Tem como finalidade manter o alinhamento entre os recursos de TI e o negócio da empresa.
Direciona os objetivos de TI para os objetivos da organização, ou seja, alinha os planos da TI com os planos de negócio e alinha a operação e as entregas da TI com as operações da organização. Este alinhamento corresponde ao emprego da TI de maneira adequada e em conformidade com as táticas, objetivos e necessidades organizacionais.
O alinhamento ocorre com um bom planejamento das ações de TI, tendo como base o planejamento estratégico da corporação.
Entrega de valor:
Tem como objetivo entregar os benefícios prometidos e otimizar os custos dos investimentos de TI e o retorno dos mesmos.
Assegura que os métodos de governança de TI ofereçam valor a área de negócio. A proposta de valor de TI é cumprida por meio do ciclo de entrega, assegurando que TI entregue os benefícios esperados previstos na estratégia da organização, focando em minimizar custos e prover o valor intrínseco de TI. Os usuários compreendem o valor da TI por meio dos processos pelos quais tem relação direta, como “gerenciar incidentes” e “gerenciar mudanças”.
Gerenciamento de riscos:
Tem como finalidade manter a assiduidade da operação dos serviços de TI, garantir a proteção dos ativos de TI e a recuperação de informações em decorrência de incidentes.
Demanda uma maior atenção aos riscos por parte da alta direção, transparência acerca dos riscos significativos para a empresa e incorporação de responsabilidades para o gerenciamento dos riscos na organização.
Permite que a organização conheça os riscos provenientes da TI para o negócio e que tenha planos para suavizá-los quando julgar necessário.
Garante que a TI atente para que a informação seja gerenciada de maneira a minimizar riscos, evitando prováveis perdas para a área de negócio. Pesquisar sobre os riscos podem ajudar no reconhecimento, na estimativa e na avaliação de riscos.
Gerenciamento de recursos:
O objetivo