5 DICAS PARA UMA REUNIÃO
Você está cansado de reuniões que não funcionam? Brigas, reuniões sem sentido e que nunca terminam? Todos estamos acostumados com essa praga, mas a verdade é que não há grandes segredos para fazer uma reunião funcionar.
O principal problema de reuniões que não funcionam é que elas não são verdadeiras reuniões, mas sim um "encontro às escuras", você chega sem saber quem vai estar lá, o que vai ser feito ou qual o objetivo real do encontro. Os participantes parecem estar em uma mesa de bar, defendendo suas ideias até o fim, sem pensar na economicidade do tempo.
Há algum tempo se discute como melhorar uma reunião e depois de ler dezenas de livros e artigos sobre os assuntos e participar de milhares de reuniões que funcionaram melhor ou pior, está claro para mim que o segredo de uma reunião que funciona não é tão secreto assim. Com poucas práticas, como as cinco a seguir, podemos dar um grande caminho para uma reunião de sucesso.
Tenha um Facilitador
Você já viu um esporte profissional, como futebol ou basquete, sem juízes, técnicos e capitães de equipe? Não se podia esperar que esportistas profissionais altamente treinados pudessem entrar em campo e simplesmente fazer o que devem da melhor forma? Obviamente, isso não acontece.
Nas reuniões é a mesma coisa. Precisamos de alguém para manter a reunião na linha e as pessoas focadas no resultado. A prática mostra que em reuniões as pessoas “cometem faltas”, perdem o foco e discutem outros assuntos, por mais profissionais que sejam. Normalmente uma pessoa pode ser responsável por garantir o sucesso da reunião: o facilitador (ou líder de sessão). Como o nome diz, ele deve facilitar a reunião para todos, tornando-a mais eficiente e também mais agradável.
O facilitador ideal não é parte interessada no assunto da reunião propriamente dito, pois se espera que ele seja neutro em relação ao assunto. Algumas empresas contratam facilitadores externos, mas isso não é necessário a não ser