5 dicas para Gerenciamento de Projetos em uma Pequena empresa
Além disso, as pequenas empresas geralmente têm poucos empregados, que são polivalentes, e muitas vezes todos compartilham no processo de gerenciamento de projetos. Desnecessário dizer que o gerenciamento de projetos é apenas uma das várias funções em suas tarefas, tornando difícil gastar muito tempo e esforço na elaboração de extensos planos de projetos.
No entanto, existem várias coisas simples que um pequeno empresário pode fazer para agilizar o processo de gerenciamento de projetos, incluindo usar tecnologia a seu favor, ser preciso em seus cronogramas e criar canais de feedback automatizado para monitorar o progresso. No entanto, o que eu gostaria de compartilhar são alguns truques menos óbvios, mais táticos e muito práticos que eu usei nos meus 20 anos como proprietário de empresas de pequeno porte executando projetos que me ajudaram a entregar as coisas em tempo e reduzindo ao mínimo as dores de cabeça.
1. Estabelecer expectativas cedo – Isso vai além de cronogramas, gráficos de Gantt e especificações do projeto ou exigências, e está mais orientado à comunicação com o cliente, como você trabalha e como irá gerenciar o projeto. Se você não tem muito tempo para fornecer atualizações constantes, eles precisam saber disso. Se você preferir se comunicar via e-mail, eles devem saber isso. Dessa forma, se um cliente não se sente confortável com a forma como você colabora e se corresponde, você pode tratar disso logo no início e construir quaisquer requisitos adicionais (e o tempo