5 Cultivo De C Lulas
Capítulo 5
Cultivo celular
Emanuele Amorim Alves
Anna Christina Rosa Guimarães
1 . Histórico de desenvolvimento da tecnologia de cultura de tecidos
1.1. Histórico da cultura de células
O cultivo de células se iniciou no princípio do século XX com Harrison, em 1907, e Carrel, em 1912. Essa técnica foi desenvolvida como um método para estudar o comportamento de células animais fora do organismo, em um meio ambiente controlado. Essa técnica ainda é uma importante ferramenta de pesquisa nos laboratórios do mundo inteiro.
Os primeiros experimentos consistiam em cultivo de tecidos fragmentados mecanicamente em frascos contendo fluidos dos animais de onde provinham os tecidos. Devido a essa forma de cultivo, durante mais de 50 anos essa técnica foi chamada cultivo de tecidos – do inglês tissue culture –, sendo esse termo atualmente usado genericamente para denominar tanto o cultivo de células quanto o de tecidos e de órgãos.
216 | Conceitos e Métodos para a Formação de Profissionais em Laboratórios de Saúde
Harrison foi um pioneiro no uso de cultura de células. Na época, ainda havia dúvidas da dinâmica do desenvolvimento do tecido nervoso, pois somente observações microscópicas não forneciam informações sobre esse processo. Harrison queria provar que as fibras nervosas eram formadas a partir de células nervosas. Para isso ele necessitou observar essas células fora do organismo para comprovar sua teoria. Mas como seria possível um tecido viver fora do organismo original? Harrison levou em consideração as necessidades básicas de uma célula e desenvolveu um experimento no qual ele mimetizou tais condições. Assim, ele dissecou o tubo medular de um embrião de sapo e o mergulhou em sua linfa fresca. Esta linfa em instantes se coagulou e, logo em seguida, Harrison selou o frasco com parafina, observando a sua preparação ao microscópio todos os dias. Uma das vantagens desse experimento era a falta de necessidade de controle de temperatura, já que os anfíbios são