5 Crit Rios De Dimensionamento De Filtros De Prote O
Critérios de dimensionamento de filtros de proteção
1. Escolha e dimensionamento dos materiais
Deve-se obedecer as seguintes condições.
Condição de permeabilidade.
(máximo de 5% passando em peneira nº 200)
Condição de não entupimento do material filtrante.
Condição de não entupimento do tubo.
Condição de não uniformidade.
onde:
de = diâmetro do furo do tubo; d15%F = diâmetro correspondente à porcentagem de 15% passando, de material filtrante; d15%S = diâmetro correspondente à porcentagem de 15% passando do solo a drenar; d50%F = diâmetro correspondente à porcentagem de 50% passando, do material filtrante. d50%S = diâmetro correspondente à porcentagem de 50% passando, do solo a drenar. d85%F = diâmetro correspondente à porcentagem de 85% passando, do material filtrante. d85%S = diâmetro correspondente à porcentagem de 85% passando, do solo a drenar. d60%F = diâmetro correspondente à porcentagem de 60% passando, do material filtrante. d10%F = diâmetro correspondente à porcentagem de 10% passando, do material filtrante.
5657610
Da condição de não entupimento do material filtrante
Inicialmente adotam-se os menores diâmetros correspondentes às porcentagens de 15, 50 e 85% (porcentagens passando) dos solos a drenar e com esses valores calculam-se os valores máximos que deverão ter os diâmetros das porcentagens de 15 e 50% do material filtrante, segundo Terzaghi (pontos A e B).
Da condição de permeabilidade
Adota-se em seguida o maior diâmetro da porcentagem de 15% (passando) dos solos a drenar e com ele calcula-se o valor mínimo do diâmetro da quantidade de
15% do material filtrante. (ponto C).
Por esses três pontos obrem-se duas curvas granulométricas. A primeira passando pelos pontos A e B e a segunda a partir do ponto C, com direção mais ou menos paralela à reta A’B’, determinando uma área dentro da qual se posicionarão todas as curvas. Recomendações:
Dreno contínuo (A) - vala enchida unicamente com material