4º instrução de Aprendiz Maçom
4º TRABALHO DE APRENDIZ MAÇOM
V.’.M.’. 1º VIG.’. , 2º VIG.’. IIR.’. ,
A 4º Instrução do grau de aprendiz Maçom dar-se inicio ao questionamento : Que é a Maçonaria.
Podemos observar que trata-se de uma instituição que tem como Doutrina base o G.’. A.’. D.’. U.’. , realçando seus atributos fundamentais, como a Verdade, a Liberdade, e a Moral, sendo este o tema principal dessa instrução.
Seja em loja e fora dela falamos constantemente sobre moral, ética, dever, virtude, vicio, sobre o bem e o mal, o certo e o errado do nosso dia a dia, porem poucos param para refletir a respeito de suas atitudes, em casa, no trânsito, nas rodas de amigos etc…
Muitas vezes temos atitudes e gestos não condizentes com o que aprendemos em loja.
Moral é algo que diz respeito exclusivamente ao homem, enquanto ser livre e inteligente e portanto, com capacidade para escolher entre esta ou aquela conduta, escolher uma ou outra religião e agir conforme sua vontade.
Não há moral entre os seres considerados inferiores, como os animais, onde estes agem conforme a sua natureza, sem interferência do juízo de valo.
O leão quando abate a sua presa não age moral ou imoralmente, simplesmente segue a natureza , para atender a uma necessidade vital, a sua sobrevivência.
Este exemplo serve para refletirmos, que o Leão abate sua presa é meramente um fato natural, é o que , não cabendo qualquer discussão se deveria ser assim ou assado, porque não tem expessão moral nenhuma.
Não sendo assim com nós homens, ao sermos predadores poderemos merecer a reprovação do grupo (das pessoas) e até mesmo de sua consciência, se agiu contrariamente às regras de comportamento adotadas pelas pessoas, ou se se agiu em oposição ao que deveria ser.
Desde pequenos, aprendemos que os homens tem dupla natureza, sendo estas : uma material e outra imaterial.
Segundo Aristóteles, há duas espécies de Virtude: uma intelectual e outra moral, sendo a primeira via