479021394 As Cidades da Idade M dia Formatado
806 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU ARQUITETURA E URBANISMOAS CIDADES DA IDADE MÉDIA EUROPA SEC. V A XV
SÃO PAULO
2015
UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU
AUTH 302 – TEORIA E HISTÓRIA DO URBANISMO PROF. ANDREA TOURINHO
AS CIDADES DA IDADE MÉDIA EUROPA SEC. V A XV
SÃO PAULO
2015
AS CIDADES DA IDADE MÉDIA
A idade média teve início com as invasões bárbaras sobre o Império Romano e se estende do século V ao XV na Europa. Este período é caracterizado pelo sistema de produção feudal de economia rural e supremacia da Igreja Católica. A sociedade era hierarquizada, prevalecendo as relações de vassalagem e suserania.
As cidades medievais podem ser divididas em algumas categorias que as diferenciam quanto ao seu surgimento e desenvolvimento. Algumas, que tem início romano, podem ter sido abandonadas ou diminuíram no declínio do Império Romano e depois foram reocupadas; outras evoluíram a partir de aldeias; os Burgos, que têm em sua base um núcleo militar e que foram aos poucos implementando o comércio; as Cidades Novas; e as Bastides que surgiram na França, na Inglaterra e no País de Gales e se desenvolveram ao redor de castelos.
(Fonte: História da Cidade, BENEVOLO, Leonardo.)
Contudo, apesar de que variam em tipologias, as cidades possuem características e estruturas coincidentes como: as muralhas, o mercado, os edifícios e jardins, a igreja e os circuitos viários. As muralhas, que serviam de defesa e portal de comércio, era uma barreira ao crescimento urbano e por vezes era necessário ser criado um novo cinturão, como aconteceu em Florença. As ruas ligavam todos os locais de comércio pela cidade e ao lado delas cresciam os edifícios em altura e muito juntos. A praça do mercado situava-se no centro ou próximo à rua principal e podia ter diversos formatos. Em frente à Igreja também podia se encontrar uma praça onde se reuniam os fiéis depois da missa.
Há dois períodos