467522431
375 palavras
2 páginas
ResumoBullying
De fato, a violência sempre esteve presente no ambiente escolar, às vezes, encoberta, por exemplo, por brincadeiras de mau gosto.
No entanto, descobertos os efeitos deste mal em vitimas e agressores, estas práticas tomaram nova interpretação e hoje recebem o nome de Bullying. Abordado pela mídia como um fenômeno, com tendências de crescimento nos últimos anos, esta forma gratuita de violência, está presente nas escolas, universidades e no ambiente de trabalho.
O problema da violência nas escolas tomou novas proporções não só no Brasil, como também no mundo, tornando-se um fenômeno globalizado e passando a ser objeto de atenção da mídia, de pesquisadores e de atores políticos, devido aos contornos e às proporções que vem assumindo.
O tema “violências nas escolas” tem suscitado diversos estudos e pesquisas que, por meio de olhares e focos distintos, permitem constatar as dificuldades do sistema educacional em enfrentar as múltiplas dimensões desse fenômeno.
Resumo
Indisciplina na Sala de Aula
Porém, muita coisa mudou nestes 30 anos e hoje a escola não adota mais uma postura repressiva e violenta. Estamos numa época de valorização da democracia, cidadania e respeito. Cabe a escola levar estes princípios à sério dentro do seu projeto pedagógico,então, como acabar ou diminuir a indisciplina em sala de aula, objetivando melhorar as condições de aprendizado dos alunos
Primeiramente, o professor deve identificar os motivos da indisciplina,observar os alunos e estabelecer um diálogo pode ajudar muito neste sentido. Muitas vezes, a indisciplina ocorre porque os alunos não entendem o conteúdo ou acham as aulas cansativas. Nestes casos, o professor pode modificar suas aulas, adotando atividades estimulantes e interativas. Esta atitude costuma gerar bons resultados.
Em outras situações, a indisciplina ocorre a partir de uma situação de conflito e enfrentamento