46044471376

473 palavras 2 páginas
Sumário
1. INTRODUÇÃO
1.1. Objetivo Geral
1.2. Justificativa
2. ANATOMIA DO APARELHO REPRODUTOR MASCULINO
2.1 fisiologia
3. FASES DO CÂNCER
4. FATORES DE RISCOS
4.1. Má higiene na região intima
5. SINTOMAS
6. DIAGNÓSTICO
7. TRATAMENTO
7.1 Os efeitos colaterais
8. ASPECTOS PSICOLÓGICOS
9. PREVÊNÇÃO DA DOENÇA
10. PAPEL DO ACS NA PREVÊNÇÃO
Considerações finais
ANEXOS
Referências bibliográficas

CÂNCER DE PRÓSTATA

1. INTRODUÇÃO

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maça e se situa logo abaixo da bexiga e a frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, liquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens atrás apenas do câncer de pele (não melanoma). Em valores absolutos, é sexto mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. A estimativa é de 60.180 novos casos em 2013, sendo 12.778 mortes anuais segundo estatísticas do Instituto nacional do câncer (INCA).

No Para a incidência de câncer de próstata é de.

Mais que do que outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidências no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do País e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando- se para outros órgãos e podendo levar a morte. A grande maioria, porém, cresce de forma lenta, leva cerca de

Relacionados