45678909
3551 palavras
15 páginas
Volumes de ComprasAtravés das verificou-se que o principal canal de distribuição, concentra 52,5% dos volumes de refrigerantes e, aproximadamente, 40% dos volumes de cervejas. As cinco maiores redes de supermercados concentram 40,5% dos volumes de refrigerantes e cerca de 38% dos volumes de cervejas do referido canal. Estes números estão em linha com a concentração das cinco maiores redes no Brasil, ou seja, em torno de 40% do segmento.
Custo de Mudança - Comprador versus Empresa
Em relação ao poder de negociação dos compradores poucos são os custos de mudança: os compradores aumentam o seu poder de negociação quando o vendedor se defronta com custos de mudança. Por outro lado, altos custos de mudança prendem o comprador a determinados fornecedores. No caso em estudo, os custos de mudança são relativamente altos para os supermercadistas, devido a poucas alternativas de fornecimento dos produtos comercializados pela empresa, já que a mesma atua sobre o sistema de franquia, restringindo a entrada de outros fornecedores em condições de competitividade.
Informações dos Compradores
Os compradores, através dos institutos de pesquisas, associações de classes, concorrência, mídia impressa e eletrônica, obtêm informações atualizadas e tendências de demanda, share de mercado, share de valor, preços reais do mercado, desempenho da categoria e carga tributárias, que lhes permite buscar preços mais favoráveis junto aos fornecedores.
Possibilidade de Integração para trás
Tem sido praticada, por algumas redes atendidas pela empresa, à estratégia de marcas próprias, com forma de negociar concessões, especialmente com sabores guaraná, limão, laranja, em que o consumidor é mais sensível ao preço.
Produtos substitutos
A empresa compete, direta ou indiretamente, com uma grande gama de produtos substitutos, como: água natural, água mineral, sucos, café, leite, bebidas em pó, chás, isotônicos, cervejas, vinhos.
Influências na decisão de compras do