4551932313
613 palavras
3 páginas
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃOCENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E NOVAS TECNOLOGIAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO: Pedagogia – Licenciatura para as séries iniciais Fundamental
27 DE OUTUBRO DE 2013
ANDRAGOGIA esse termo tem origem grega. Sendo derivado de duas palavras: “andrós”, que significa homem; e “gogia”, que significa liderar, guiar. Em um sentido mais amplo, A andragogia conduz o ensinamento a adultos.
ANDRAGOGIA não tem nada de complexo, pois nada mais é que uma redefinição do papel do professor. È a arte e a ciência destinada a auxiliar os adultos a aprender e a compreender o processo de aprendizagem dos adultos. Andragogia parte da premissa de que muitos dos problemas hoje existentes na educação de pessoas adultas, ( incluindo -se o ensino superior), estão associados com a adoção de um modelo pedagógico para o ensino de adultos, isto é, os alunos adultos vinham sendo tratados, utilizando-se dos recursos da Pedagogia, portanto, a substituição da Pedagogia pela Andragogia.
Andragogia é a metodologia específica para o adulto, pois este não aprende da mesma maneira como é ensinado às crianças. Segundo Andréa Schoch, Mestre em Educação, isso acontece porque na educação de adultos, a experiência do aluno conta tanto quanto os saberes do professor, onde adulto aprende aquilo que pode ajudá-lo a enfrentar os desafios e situações reais da vida. A criança é dirigida. O adulto precisa se autodirigir. Para comprovar como adultos aprendem de maneira diferente, Kelvin Miller (Cavalcanti, 1999) realizou uma pesquisa e comprovou que os adultos retêm apenas 10% do que escutam após 72 horas, sendo que as informações mais lembradas são aquelas que foram absorvidas nos primeiros 15 minutos. Isso pode acontecer porque cada adulto já tem uma bagagem cheia de experiências que proporcionaram a ele criar uma própria visão de mundo, pré-conceitos, medos, expectativas. E quando ele se depara com uma carga de aprendizagem ele as julga de