4526987123

628 palavras 3 páginas
HISTOLOGIA BÁSICA

Histologia (do grego hystos = tecido + logos = estudo) é o estudo dos tecidos biológicos, sua formação, estrutura e função.

Tecidos: Conjunto de células com características morfológicas (forma) e fisiológicas (função) semelhantes. Os seres humanos são formados por quatro tipos fundamentais de tecidos:

EPITELIAL: tem as funções de proteção, revestimento, secreção de substâncias (GLÂNDULAS) e absorção (por exemplo: as microvilosidades intestinais aumentam a absorção de nutrientes). As células são justapostas, praticamente não possuem substância intercelular e não possui vasos sanguíneos (é avascularizado). As células encontradas no tecido epitelial estão em constante processo de renovação e variam em uma ou mais camadas e possuem formatos diversificados. Podem ser pavimentosas (Células achatadas com forma poligonal) ou cúbicas (Formato de cubo). C
Classificação:
Simples: Possui apenas uma camada de células.
Estratificado: Neste tecido existem duas ou mais camadas de células, formando vários extratos.
Pseudo-estratificado: As células presentes neste tipo de tecido parecem dispor-se em camadas, dando a falsa impressão de se tratar de um tecido estratificado. No entanto é constituído por somente uma camada de células que se prendem à membrana basal, porém com tamanhos diferenciados.

CONJUNTIVO: Tecido responsável por unir, ligar, nutrir, proteger e sustentar os outros tecidos. Formado por células afastadas entre si e caracterizada por grande presença de material intercelular. Em uma analogia simples, em que os órgãos e células seriam os tijolos de uma parede, o tecido conjuntivo seria como o cimento que os une. Estruturalmente o tecido conjuntivo possui três componentes: células, fibras e substância fundamental. A variação na qualidade e quantidade destes componentes define os diferentes tipos de tecido conjuntivo.
Tecido conjuntivo propriamente dito: é o menos diferenciado, preenche todos os espaços entre os tecidos. Pode ser

Relacionados