44111 177592 1 PB

5915 palavras 24 páginas
UMA ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DE HERBERT SIMON
PARA AS TEORIAS ORGANIZACIONAIS
Alsones Balestrin
Av. Unisinos 950 – Centro
CEP: 99700-000 São Leopoldo/RS Brasil
Telefone: 51 5908407
E-mail: balestrin@mercado.unisinos.br
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Centro de Ciências Econômicas , Coordenação de Administração de Empresas
CEP: 99700-000 São Leopoldo/RS Brasil
Resumo:
Os estudos de Herbert A. Simon no campo da teoria organizacional tinham como motivação principal a preocupação com o real comportamento do ser humano junto às organizações.
Entre as suas principais teses defendidas o que lhe rendeu maior reconhecimento foi a proposição da teoria da racionalidade limitada. Diante da relevância da obra de Simon, o objetivo do presente artigo será mapear as principais contribuições deste autor dentro dos estudos organizacionais. Para alcançar o objetivo proposto realizou-se uma análise em suas publicações, que somaram aproximada mente 845 obras originais (entre artigos e livros) publicadas no período de 1937 a fevereiro de 2001. Além do estudo e reflexão das principais publicações do autor foi conduzida uma análise de conteúdo nos títulos de todas as suas publicações, buscando identificar a trajetória dos temas de interesse de Simon. Os resultados encontrados indicaram que mesmo apresentando uma natureza multidisciplinar, as pesquisas de Simon foram orientadas por uma preocupação basilar: buscar uma melhor compreensão do real comportamento humano no processo de tomada de decisão e resolução de problemas dentro das organizações.

Palavras -chave: Herbert

A. Simon; Teorias Organizacionais; Racionalidade Limitada;

Teoria Comportamental; Processo Decisório.

REAd – Edição 28 Vol. 8 No. 4, jul-ago 2002

Uma análise da contribuição de Herbert Simon para as teorias organizacionais

1 Introdução
A administração no campo das ciências sociais tem sido reconhecida, principalmente, pela contribuição de pensadores que por meio de incansáveis estudos e pesquisas

Relacionados