44 cartas do mundo liquido
Zygmunt Bauman
O livro “44 Cartas do mundo líquido moderno” (44 Lettersfromthe Liquid Modern World) do sociólogo Zygmunt Bauman, é, na verdade, um compêndio de textos que o autor escreveu no decorrer de dois anos para uma revista italiana chamada “La Repubblica delle Donne”. Cada texto foi considerado uma carta que falava de temas culturais, políticos e cotidianos daquilo que Bauman chama de mundo líquido, atual e moderno. As cartas eram enviadas a cada 15 dias e reverberaram quanto aos comentários e respostas ao autor. Tanto que a partir disso surgiu a necessidade de compilar tais cartas no que viria a ser o presente livro.
44 Cartas do mundo líquido moderno foi traduzido e publicado no Brasil a partir de 2011, mas já era febre em outro lugares, a começar pela Itália. A revista La Repubblica delle Done é uma revista voltada para o público feminino. As cartas foram escritas entre 2008 e 2009 e foram minimamente editadas para a publicação do livro.
Baseado no livro ‘’ amor líquido’’ de zygmunt bauman (percebe-se uma crítica sobre o posicionamento dos relacionamentos). A modernidade líquida em que vivemos traz consigo uma enorme fragilidade de laços humanos, uma amor líquido. Bauman investiga de que forma as relações tornam-se cada vez mais ‘’ flexíveis’’ gerando níveis de inseguranças sempre maiores. A prioridade a relacionamentos em’’ redes’’, as quais podem ser tecidos ou desmanchados com facilidade (sem que isso envolva nenhum contato além do virtual), faz com que não saibamos manter laços a longo prazo.
SOZINHO NO MEIO DA MULTIDÃO
É Possível citar muitas razões para conhecer a solidão como uma situação extremamente incomoda, ameaçadora e aterrorizante. Esquecidas ou jamais aprendidas as habilidades da interação face a face, tudo ou quase tudo que se poderia lamentar como insuficiência da conexão virtual on-line, foi saldado como vantajoso.
Para começo de conversa, nunca mais precisaremos estar sós. O dia inteiro, sete