428 4368 1 PB 2014
SUBMETIDAS A DIFERENTES ÉPOCAS DE COLHEITA E MÉTODOS DE DEBULHA
JOÃO CARLOS CARDOSO GALVÃO1, PATRÍCIA MARLUCI DA CONCEIÇÃO2, EDUARDO
FONTES ARAÚJO1, JULIANE KARSTEN1 e FERNANDO LUIZ FINGER3
Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil, jgalvao@ufv.br, efaraujo@ufv.br, julika4@yahoo.com.br, ffinger@ufv.br
Universidade Federal de São Carlos, Araras, SP, Brasil, patricia@cca.ufscar.br
1
2
Revista Brasileira de Milho e Sorgo, v.13, n.1, p. 14-23, 2014
RESUMO - As condições adversas do ambiente e os danos mecânicos aceleram a deterioração das sementes. Durante esse processo, ocorrem diminuição da qualidade fisiológica e alterações nas atividades enzimáticas das sementes. Neste trabalho, objetivou-se avaliar as alterações fisiológicas e alterações nas atividades das enzimas peroxidase, catalase, álcool desidrogenase e α-amilase em sementes colhidas em diferentes épocas (experimento 1) e sementes submetidas a diferentes métodos de debulha (experimento 2). Foram utilizadas sementes de milho da variedade UFV-M100 Nativo.
No experimento 1, as sementes foram colhidas em quatro épocas: quando atingiram o teor de água de 25% e 10, 20 e 30 dias após a primeira colheita. No experimento 2, as sementes foram colhidas com teor de água de 25% e submetidas às debulhas: manual, em debulhador estacionário manual e em debulhador estacionário. O atraso da colheita das sementes reduz a qualidade fisiológica das sementes, com a redução da atividade da peroxidase e aumento da atividade da álcool desidrogenase. Nas sementes debulhadas em debulhador estacionário manual, foram verificadas menor atividade das enzinas peroxidase e álcool desidrogenase e menor qualidade fisiológica em relação aos demais tratamentos. As alterações enzimáticas nas sementes variam com o tipo de dano (mecânico, condições adversas do ambiente).
Palavras-chave: enzima; qualidade fisiológica; peroxidase; álcool desidrogenase.
PHYSIOLOGICAL AND ENZIMATIC