424848798

464 palavras 2 páginas
Tomada de decisões

Os processos decisórios são passos que o profissional deve se basear para tomar decisões. Um bom exemplo é a identificação da situação dentro do ambiente profissional, através desse método é gerado o diagnóstico da situação aonde podemos visualizar com detalhes o problema, logo é desenvolvido alternativas onde é encontramos meios para analisamos e selecionar melhor os caminhos a seguir, monitoria e orientações (feedback) possibilitam a solução.
Uma das atividades de um administrador é a tomada de decisão que é dividida em nível organizacional, mas esse processo decisório muda de acordo com a ocupação. Pesquisadores desenvolveram modelos que são divididos em duas dimensões, a primeira orienta a ter foco nas atividades e a segunda é complexidade cognitiva, ou seja, é a tolerância com incertezas das pessoas que podemos encontrar. Foi comprovado que esse estilo de tomada de decisão não é variável apenas pelo nível hierárquico e sim também por decisão pública que é quando é aberta para outros participarem do processo ou privada quando essa decisão não necessita ser explicada aos demais.
A tipologia da tomada de decisão é qualificada da seguinte forma: estilo diretivo que é caracterizado por decisões lógicas focadas em curto tempo para alcançar eficiência, estilo comportamental tem como principal ideia o pensamento no bem-estar das pessoas, estilo analítico são técnicas com base em dados racionais e objetivos, estilo conceitual se caracteriza com profissionais que são criativos e que estejam dispostos a participar de decisões a logo prazo. Os tipos dominantes são divididos em: supervisor, gerente, diretor, administrador de topo.
O administrador deve impor metas e objetivos, pode ser definida como “Missão e Visão” significa a organização do planejamento que pode ser implantada na empresa. A visão é algo pensando no futuro algo a logo prazo.
Racionalidade e intuição na tomada de decisão defende que devemos fazer escolhas conscientes que aumentem

Relacionados