42316
Enfatiza a necessidade de se dar ao trabalho monográfico um tratamento essencialmente reflexivo. Sem a marca da reflexão torna-se um relatório do procedimento de pesquisa ou compilação de obras alheias.
A reflexão está nas três partes que compõem a monografia: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
Antes de iniciar uma investigação é essencial elaborar um plano de ação, cujas etapas lhe facilitem chegar ao objetivo que se pretende atingir. Tema – problema
O tema é o assunto sobre o qual versará a pesquisa. Precisa ser delimitado pelo investigador. Abordar um tema, a partir de um determinado ponto de vista é a condição para que se instaure o processo reflexivo, essencial ao desenvolvimento de um trabalho científico e a definição do problema. É o pesquisador quem escolhe e o assunto deve surgir da prática cotidiana que o pesquisador realiza como profissional. Enunciar com objetividade o problema em linguagem clara e geralmente sob a forma de uma proposição interrogativa.
Justificativa
Diz respeito aos motivos de ordem teórica e pratica que levam um estudioso a investigar um assunto, na tentativa de encontrar soluções para um problema que tenha detectado em sua vivência pessoal ou profissional. Recomenda-se ao investigador responder a seguinte pergunta: “por que fazer a pesquisa?” As respostas levariam a justificativa para o seu trabalho.
Objetivos
Os objetivos referem-se ao que se pretendem alcançar com a realização de uma pesquisa, classificam-se em geral e específicos.
Geral: define de modo abrangente o que o pesquisador pretende “provar” com o desenvolvimento do assunto.
Específicos: resultam do desdobramento do objetivo geral em outros menores, aplicáveis a situações particulares (possíveis capítulos da monografia). Os objetivos são os fins teóricos e práticos que o pesquisador se propõe alcançar com a pesquisa. A explicação do objetivo ou dos objetivos possibilita tornar real a