413697750141

815 palavras 4 páginas
Gestão ambiental

Esse profissional utiliza técnicas e conhecimentos para garantir o uso racional dos recursos naturais e a preservação da biodiversidade. Ele planeja, desenvolve e executa projetos que visam à preservação do meio ambiente, como programas de reciclagem e de educação ambiental. Ele analisa a poluição industrial do solo, da água e do ar e a exploração de recursos naturais e, com base nos dados coletados, elabora estratégias para minimizar o impacto causado pelas atividades humanas. Trabalha no setor público ou privado e nas áreas urbanas, rurais ou industriais. É habilitado para atuar no planejamento ambiental, na exploração de recursos naturais de maneira sustentável e na recuperação e manejo de áreas degradadas.

Qual a diferença entre os cursos de Ecologia, Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental?

Ecologia é um curso essencialmente biológico; diferentemente de Engenharia Ambiental e de Gestão Ambiental, que são de cálculo e de administração, respectivamente. A Ecologia é uma área de conhecimento da ciência, da inter-relação dos seres vivos e do meio físico. Já o gestor ambiental desenvolve e executa projetos que visam à preservação do meio ambiente. E o engenheiro ambiental cria e aplica tecnologias para preservar a qualidade da água, do ar e do solo.

Mercado de Trabalho

O gestor ambiental é um profissional relativamente novo no mercado. “Por isso, ainda existe alguma confusão no mercado sobre as competências deste profissional”, comenta Odaléia Queiroz, coordenadora do curso da USP, em Piracicaba. Mas a tendência para os próximos anos é de aquecimento. “O gestor ambiental tem um papel fundamental na resolução dos problemas ambientais que afligem as áreas metropolitanas, como o acúmulo de lixo, a poluição das águas e o tratamento do esgoto”, afirma a coordenadora. Os órgãos públicos precisam do profissional para a elaboração e implantação de políticas públicas para o meio ambiente. E empresas privadas, para se adequar às

Relacionados