400 a.C.
CAMPINAS/SP
2012
Grécia 400 a.C.
O século IV a.C., corresponde ao período da apogeu da cultura grega e das suas realizações. É neste século que se desenvolve o período mais importante do pensamento grego, em que o interesse pela natureza é integrado com o interesse pelo espírito e são construídos os maiores sistemas filosóficos.
Se destacava nesse período na Grécia, a cidade de Atenas, que despertava a cobiça de muitas outras cidades gregas, pois era a mais prospera da Grécia antiga devido ao seu sistema político e democrático proporcionando o desenvolvimento do pensamento.É o tempo do grande pensador Sócrates.
Sócrates e a Administração
Em vida, Sócrates começa a pensar e refletir sobre o homem, buscando entender o funcionamento do Universo dentro de uma concepção científica. Ele não deixou textos ou outros documentos, desta forma só podemos conhecer as idéias de Sócrates através dos relatos deixados por Platão.
Sócrates foi de grande importância por Atenas ser conhecida de cidade democrática por juntar seu sistema filosófico com sistemas políticos e administrativos
Cerca de 400 a.C., Sócrates definiu administração como uma habilidade separada do conhecimento técnico e experiência.
A administração ateniense
As funções associadas a um serviço civil moderno são realizadas em Atenas por cidadãos escolhidos aleatoriamente por sorteio. Essas tarefas variam de supervisão dos mercados e verificação de pesos e medidas para manter as atas do Conselho ou viajar para o exterior a negócios diplomáticos. Todos esses escritórios são mantidos por um ano.
Mesmo em lei, uma importante área de responsabilidade de cada cidadão, não há especialistas. Os jurados são selecionados por sorteio e uma loteria segunda atribui a cada homem a um caso particular. Péricles introduz o pagamento de serviço de júri para que nenhum cidadão seja excluído pela pobreza. Sem juízes profissionais