4 Relat Rio
FEELT – Faculdade de Engenharia Elétrica
MÁQUINAS SÍNCRONAS
Aula prática 4 – Gerador Síncrono
Ligação do gerador síncrono em paralelo com a concessionária (sincronização).
Aplicação do método do “fogo girante”.
Engenharia Elétrica
02/07/2014
I. PROCEDIMENTOS:
Procedimento 7:
Procedimento 8:
II. QUESTÕES:
1. O que aconteceria se ligássemos um gerador trifásico não sincronizado à rede?
Se o não sincronismo se der por causa da diferença entre as frequências iria ocasionar a circulação de uma alta corrente na máquina causando o seu travamento. Se for por causa da sequência de fase contraria iria acontecer uma torção no eixo causando o travamento da máquina.
2. A partir da flutuação de um gerador na rede, se a corrente de excitação do gerador é alterada, que tipo de potência é fornecida a/recebida da rede? Cite exemplo de consumo e de fornecimento desse tipo de potência por parte do gerador.
Ao variar a corrente de excitação do gerador ele poderá fornecer ou receber potência reativa. Se estiver com uma carga indutiva estará fornecendo reativos, se estiver com uma carga capacitiva estará recebendo reativos.
3. Como devemos proceder para que o gerador disponibilize potência ativa para a rede? Explique.
Para que um gerador disponibilize potência ativa para a rede devemos aumentar o torque mecânico da máquina. Exemplificando, para um gerador síncrono de uma usina hidrelétrica, ao aumentar a quantidade de água nas turbinas iria causar um aumento de potência ativa entregue para a rede.
4. O que é um condensador síncrono? Como ele funciona?
O Condensador Síncrono é um motor síncrono conectado à rede elétrica, sem estar acoplado a nenhuma carga, que irá fornecer a potência reativa necessária dinamicamente para o circuito elétrico. O Condensador Síncrono é conectado à linha de alimentação e será intencionalmente ajustado em uma condição sobre excitado. O nível de excitação