4 pilares de Delors com a sociedade atual
REDE DE EDUCAÇÃO CLARETIANO
LICENCIATURA EM MUSICA – 1 º SEMESTRE
JEFFERSON ALVES DE ARRUDA – RA 1173664
ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA – CICLO DE EPRENDIZAGEM I
CAMPO GRANDE - MS
2015
JEFFERSON ALVES DE ARRUDA – RA 1173664
ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA – CICLO DE EPRENDIZAGEM I
Portfolio apresentado ao Curso de Graduação Licenciatura em Música do Centro Universitário Claretiano, para a disciplina de Antropologia, Ética e Cultura.
Professor: Tiago Tadeu Contiero
CAMPO GRANDE - MS
2015
ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA
Vivemos numa sociedade Neoliberal, uma sociedade onde o governo não está exercendo influencia direto na sociedade, deixando para iniciativa privada e a livre concorrência das decisões em relação ao mercado e aos preços, reduz assim problemas sócias, questões administrativas e problemas da educação em problemas de mercado e técnica de gerenciamento. As coisas que estão relacionadas ao social, também saem da responsabilidade de governo, o neoliberalismo coloca toda a sociedade em uma lógica tecnicista, excluindo que não se adapta a ela. Uma sociedade onde o caráter humano perde o seu valor, reduzindo a pessoa numa máquina, onde somente tem valor aquele que produz ou que consome.
Segundo Delors existe quatro pilares para construção da sociedade necessários para que a pessoa possa se adaptar aos novos tempos, que são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver com os outros e aprender a ser.
“Aprender a conhecer” o mundo que nos cerca tem quem ser conhecido, para que possamos ter a capacidade de trilhar nossos caminhos, nos especializando e buscando a na nossa realização pessoal. Pois quando buscamos a educação, por mais difíceis que sejam nossos caminhos, ela nos ajuda a voltar a eles. É preciso ficar atento também para a sociedade, as coisas boas e importantes que estão presentes no mundo, mas não são anunciadas pois os meios de comunicação social não mostram os acontecimentos