4 Distribui O Eletr Nica
Distribuição eletrônica
Objetivo da Aula
Conseguir distribuir os elétrons de um átomo e de íon no diagrama de energia de
Linus Pauling.
Estudando a energia que os subníveis apresentam, Linus Pauling elaborou um Diagrama de Energia que permite distribuir os elétrons dos elementos químicos em ordem crescente de energia
Veja a figura 01 ao final desta aula.
Como utilizar o diagrama de Pauling
- Os elétrons se distribuem numa sequência, obedecendo à ordem crescente de energia.
- Os elétrons vão sendo colocados nos orbitais do subnível de menor energia para o de maior energia, seguindo a seta diagonal.
- Os subníveis devem ser preenchidos, colocando-se a quantidade máxima de elétrons que cada subnível pode conter (s2, p6, d10 e f14).
Aula 4 p. 21
Química Geral e Inorgânica
Observe o diagrama e veja que devemos nos orientar pelas setas na diagonal, que segue a ordem crescente de energia, sempre vindo de cima para baixo.
Observando a distribuição no diagrama, nota-se que há diferença entre nível de energia e afastamento de núcleo do átomo. Veja que o subnível 1s é o mais próximo do núcleo e o 7s é o mais afastado do núcleo.
Quanto à energia, o subnível 1s possui a menor e o 6d possui a maior energia, pois lembrem-se que os subníveis estão em ordem crescente.
Distribuição eletrônica de átomo neutro
Para entendermos, vamos observar a distribuição dos elétrons (saiba mais sobre o assunto ao final da aula) do átomo de Oxigênio
16
8O
a seguir:
1s2
2s2 2p4
3s
3p 3d
4s
4p 4d 4f
5s
5p 5d 5f
6s
6p 6d
7s
Em linha reta: 1s2 2s2 2p4
Distribuição eletrônica de íon
A distribuição eletrônica dos íons obedece às mesmas regras, mas para torná-la mais fácil deve-se fazer primeiro a distribuição do átomo no estado e, a seguir, colocar ou retirar elétrons da camada de valência, que é a camada ou nível mais afastado do núcleo, não necessariamente o mais energético.
Observe:
Aula 4 p. 22
Química Geral e Inorgânica
11Na
→ 1s2 2s2 2p6 3s1