4 declinações do Latim
Por Celso Melo
A língua latina, em sua forma clássica (sermo cultus), apresenta todos os seus nomes (substantivos) divididos em cinco grandes grupos, quanto à declinação. A cada um desses grupos é dado o nome de declinação. Por exemplo, quando se fala em 1ª Declinação Latina, faz-se referência ao grupo de palavras – arbitrariamente chamado 1ª Declinação – que se assemelham quanto à forma como se comportam e variam nos diferentes casos gramaticais. Deve-se notar, no entanto, que as regras não chegam a compreender todo o léxico latino, sendo nós obrigados a atentar para as diferentes exceções e sub-regras existentes. Mas, de maneira sucinta, analisemos aqui as características dos elementos de cada grupo, e as regras a que obedecem as cinco declinações.
A 1ª Declinação Latina é muito compreensivelmente a mais simples (embora não se deva pensar que estas tenham sido hierarquizadas de acordo com o nível de complexidade). Quase todos os substantivos pertencentes a este grupo têm gênero gramatical feminino (jamais confundir gênero gramatical com gênero biológico da coisa referenciada), mas tomam parte também alguns substantivos masculinos. Tomemos como paradigma o substantivoincola, æ (habitante) – um dos poucos nomes masculinos que pertencem a esta declinação -, para que possamos estudar as regras aplicáveis ao grupo:
Os substantivos masculinos da primeira declinação são majoritariamente relativos a profissões, como nauta,
-æ (marinheiro), agricola, -æ (fazendeiro) e pirata, -æ (pirata). Agora perceba o sufixo -æ indicado após as palavras; ele significa que a palavra segue a primeira declinação (na verdade indica adesinência no genitivo singular, mas ela é usada para identificar a que declinação o nome pertence por ser diferenciada para cada grupo de declinação). obs.: As terminações marcadas em negrito na tabela são comuns a todo nome que pertence à declinação referida. A 2ª Declinação Latina é mais complexa que a primeira. É possível, no entanto,