4 APOCALIPSE REVELADO
Quando consideramos que a palavra apocalipse significa revelação devemos nos conscientizar que esta era a intenção do Autor, revelar aos seus o que iria acontecer.
Durante muitos anos, para não dizer séculos, este foi um livro misterioso, de difícil compreensão. Podemos até dizer que ainda hoje é evitado pela maioria dos cristãos e, até mesmo, por grande parte dos pregadores.
Minha experiência particular com esta porção das Escrituras me levou a indagar de Deus a própria revelação, o entendimento do que estava escrito. Depois de orar por um tempo, o Espírito Santo me disse: - Olha o livro de cima! Me dei conta que sempre lemos uma página depois da outra e entendi que precisava ter uma visão do livro como um todo. Separei alguns cartões e resumi neles o conteúdo de cada capítulo e os espalhei sobre uma mesa, assim, pude ver o livro de cima e entender como ele está dividido. Pude ver sua distribuição cronológica, assim, tudo ficou muito claro.
Em se tratando de profecias, nenhum homem é dono da verdade. Cristãos sinceros podem entender de maneira diferente um mesmo texto e cada um apresentará suas razões e bases bíblicas. Todos merecem ser respeitados e ouvidos, mas, como diz em Romanos 14:5-12, devemos ter opinião bem definida em nossa mente.
Toda a revelação que tenho hoje é resultado de oração, estudo da Palavra, pesquisa de autores sérios e confiáveis com Oswald Smith e outros e uma generosa porção da graça de Deus.
A seguir quero expor como entendo hoje as divisões do livro Apocalipse. Para entende-lo, devemos tomar por base a profecia das 70 semanas de Daniel 9, já analisada em artigo à parte; por ela ficamos sabendo que o Dia do Senhor é um período de 7 anos bem marcados por eventos singulares em seu início, meio e fim.
Basicamente, podemos dizer que a grande dificuldade que se tinha em entender o livro se dava em como encaixar os