3º idade
Com o prolongar da longevidade debatemo-nos com um problema, a solidão. A solidão acontece na terceira idade porque os filhos casam e fazem a sua vida. As relações próximas vão decaindo e chega-se a um momento em que os mais velhos sentem-se sozinhos, passando dias sem ver ou conversar com alguém.
Com o decair das relações familiares e interpessoais, a qualidade de vida também decai no sentido em que os idosos passam muito tempo à frente da televisão ou do rádio, sentados e muitas das vezes em casas com poucas condiçõesMuitos idosos têm alguns receios, nomeadamente, o de abandono. O medo de os filhos os colocarem num lar está sempre muito presente, pois têm problemas de saúde derivados à idade e também por já não conseguirem fazer algumas tarefas, mas uma certeza eles têm não querem perder, a sua liberdade, a sua casa e a sua independência.
Alguns idosos, ainda têm medo de ser um estorvo, porque sentem-se inúteis, pois os filhos e os netos já cresceram e eles não se sentem úteis no âmbito familiar, sendo, muitas das vezes necessário que alguém cuide deles próprios, invertendo assim os papéis de outrora em que eram os idosos a ajudar os filhos e os netos. |
http://www.apitil.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=176:a-solidao-na-terceira-idade&catid=81:outubro-2010
Violencia na 3ªIdade
A questão dos maus tratos contra os idosos é um problema cada vez mais sério na nossa sociedade. Os idosos têm sido vítimas dos diversos tipos de violência que vão desde insultos e espancamentos pelos próprios familiares e cuidadores até os maus tratos sofridos em transportes públicos e instituições públicas e privadas que atendem esta população.
Mas problema não é novo, desde 1999 esta violência já tem sido estudada e demonstrada das mais