3ª lei de newton
As Forças resultam da interação de um corpo com outro corpo. É de se esperar, portanto, que, se um primeiro corpo exerce uma força sobre outro (chamada de ação), este também experimenta uma força (chamada de reação), que resulta da interação com esse segundo corpo. Newton percebeu não só que isso acontece sempre, mas, indo mais longe, especificou as principais características das forças que resultam da interação entre dois corpos. Essa questão foi objeto da sua terceira lei, cujo enunciado é:
"Para toda força que surgir num corpo como resultado da interação com um segundo corpo, deve surgir nesse segundo outra força, chamada de reação, cuja intensidade e direção são as mesmas da primeira, mas cujo sentido é o oposto da primeira." Desse modo, Newton se deu conta de três características importantes das forças de interação entre dois objetos.Em primeiro lugar, uma força nunca aparece sozinha. Elas aparecem aos pares (uma delas é chamada de ação e a outra, de reação).Em segundo lugar, é importante observar que cada uma dessas duas forças atua em objetos distintos.
Finalmente, essas forças (aos pares) diferem uma da outra pelo sentido: elas têm sentido oposto uma da outra.Newton ilustrou a lei da ação e reação através do exemplo de um cavalo puxando uma pedra amarrada a uma corda, que está presa no arreio do cavalo, como mostra a figura abaixo. Foram consideradas apenas as forças horizontals.
Fcc força de tração exercida pelo cavalo sobre a corda, força de ação, aplicada à corda.
Fcc força com que a corda puxa o cavalo para trás, força de reação, aplicada ao cavalo.
Fcp força da corda sobre a pedra, força de ação, aplicada à pedra
Fcp força da pedra sobre a corda, força de reação, aplicada sobre a corda.
Fcs força de atrito que o cavalo exerce sobre o solo, força de ação, força aplicada ao solo (o cavalo empurra o solo para trás).
Fcs força de atrito aplicada pelo solo sobre o cavalo, força de reação, aplicada