3ª Experiência: Mesa de Forças
3ª Experiência: Mesa de Forças
Prof. Osvaldo Venezuela
Nomes
São Paulo
28/10/201
Objetivo 3
Introdução Teórica 3
Materiais Utilizados 4
Procedimento Experimental 6
Memorial de Cálculo 9
Conclusão 10
Objetivo
Determinar experimentalmente e teoricamente o equilíbrio de um ponto.
Introdução Teórica
Forças como são definidas no livro de Sears e Young e também no livro de Halliday como grandezas vetoriais em Física. Portanto, uma força tem módulo, direção e sentido.
A força pode causar a aceleração de um corpo, definindo-se a unidade de força em termos da aceleração que a força imprime a um corpo de referência, tomado como sendo um quilograma, padrão.
O efeito sobre o movimento de um corpo produzido por um número qualquer de forças é o mesmo produzido por uma única força equivalente à soma vetorial de todas as forças. Esse resultado importante denomina-se princípio da superposição de forças.
Neste experimento de mesa de forças pretende-se verificar o sistema de equilíbrio de forças colineares ou não-colineares e verificar a resultante em diferentes ângulos.
Segundo as leis de Newton, para que uma partícula esteja em equilíbrio estático é necessário que a resultante das forças que sobre ela atuam seja nula. Este conceito provém da primeira lei de Newton:
“Considerando um corpo no qual não atue nenhuma força resultante, este corpo manterá seu estado de movimento: se estiver em repouso, permanecerá em repouso; se estiver em movimento com velocidade constante, continuará neste estado de movimento.”
Assim, pode-se de fato aplicar várias forças a um corpo, mas se a resultante vetorial destas for nula, o corpo agirá como se nenhuma força estivesse sendo aplicada a ele.
Materiais Utilizados
Suporte para massas
Anel
Fios