3m departamentalizacao
No imaginário popular, a 3M é a "empresa do post-it". Mas não é só de papéis adesivos que vive a centenária empresa americana. Com um faturamento de US$ 30 bilhões, a 3M é muito mais que a invenção que lhe deu fama. Suas linhas de produto vão das esponjas de cozinha a adesivos usados por dentistas para selar obturações. Passam por componentes plásticos altamente resistentes nos motores de carros e chegam aos estetoscópios usados pelos clínicos gerais. Incluem também películas usadas para proteger a tela do iPhone e circuitos flexíveis para computadores. São 30 setores diferentes, cada um com dezenas (às vezes centenas) de itens fabricados.
O tipo de departamentalização utilizado pela 3M é a Departamentalização por clientes, pois consiste em separá-los por grupos semelhantes e, portanto mantendo o foco ideal para cada tipo de cliente (grandes clientes, pequenos e médios clientes).
A departamentalização por produtos e serviços. Ocorre geralmente na indústria de bens de consumo, pois gera uma facilidade maior para a criação de novos produtos, além de facilitar a coordenação dos resultados individuais dos produtos e serviços da empresa. A 3M cria um produto novo e diferente a cada três dias, em média. A 3M focaliza e atrai o cliente, e modifica seu modo de agir criando sempre novas estratégias atendendo sempre a demanda desde os maiores até os menores para que nunca se sinta insatisfeito. Consideramos que a sua departamentalização é a clientela diferenciando de acordo com esse cliente com isso evitando que o mesmo cliente reverencie-se a vários vendedores para adquirir produtos, tornando-se um processo inovador dentro do mercado atuante.
A departamentalização da 3M encontra-se estruturada, outro tipo de deparmentalização que poderia ser acrescentado a estratégia da empresa, seria a deparmentamentalização por projetos, uma vez que consiste na atribuição das atividades frente aos projetos existentes nas organizações, como cada projeto é de grande