39224092888
1663 palavras
7 páginas
UNIVERSIDADE SOROCABACURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
Ética: “Código de ética do Engenheiro Ambiental.”
PROF. .............................................
Caio Noveli ????????????? Carlos A. Custódio 58262 Rafael Almeida --------
Lucas Brunelo --------
Matheus Vidal --------
Tiago Lopes Carriel 55980
Victor Kazumi Ishii 15364
Sorocaba/SP
2013
Introdução
A palavra ética tem origem grega, derivada de “ethos”. Palavra esta que, diz respeito aos costumes, ou seja, aos hábitos dos homens. Foi traduzida no latim para “mos” ou “mores”, dando origem então a palavra moral.
O conceito de ética devira do grego “ethikos”, que significa “caráter”. A ética pode ser definida como a ciência do comportamento moral, pois estuda e determina a forma que devem agir os integrantes de uma sociedade.
Uma das possíveis definições de ética também seria a de que, parte desta diz respeito a filosofia e parte as ciências sociais, tendo em vista que, lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual.
Em outras palavras, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais, consideradas tanto no âmbito coletivo quanto no âmbito individual.
A ética está diretamente ligada à moral, implicando em discernir o que é certo ou errado, em dada circunstancia ou decisão, que tem como resultado uma ação ou omissão.
Um código, por sua vez, é uma combinação de signos, atribuindo a eles determinado valor, dentro de um sistema estabelecido.
Em Direito, entende-se por código um conjunto de normas que regulam uma determinada matéria. Como tal, um código de ética fixa normas que regulam os comportamentos das pessoas dentro de uma sociedade, empresa ou organização.
Apesar de a ética não implicar penas legais, o código de ética supõe uma norma interna de cumprimento obrigatório. As normas mencionadas nos códigos de ética podem estar vinculadas às normas