38696950795
382 palavras
2 páginas
Prática 2Ao misturar NaOH + FeCl, notou-se que a mesma assumiu uma coloração marrom e tornou-se insolúvel no composto que foi formado.
Neste caso, o precipitado formado terá coloração marrom e será um precipitado coloidal (não se decantará, ficará em suspensão), por isso, deve-se filtrar para separá-lo do restante da solução. O precipitado formado é o hidróxido de ferro III e sua fórmula é Fe(OH)3.
Prática 3
Ao misturar Mg + O2, houve liberação de uma luz muito forte e intensa com formação de cinzas. Essas cinzas é o óxido de magnésio, já que queimar é reagir com oxigênio. Se o óxido formado for colocado em água com fenolftaleína irá ocorrer a reação: MgO + H2O Mg(OH)2, o óxido de magnésio reage com a água formando Mg(OH)2, hidróxido de magnésio - uma base fraca.O óxido de magnésio é um óxido básico, ou seja, reage com água formando uma base. A fenolftaleína é um indicador que colore a solução presente de cor de rosa. A fenolftaleína identifica os íons hidróxido (OH-) presente na solução e adquire coloração rósea.
Prática 5
Foi colocada uma pequena quantidade de palha de aço em contato com sulfato de cobre, fazendo com que mesma muda-se de cor. Isto aconteceu devido ao ferro que é mais eletropositivo oxida-se, enquanto o Cobre, reduz-se sobre a palha de aço, encontra-se o cobre. A coloração da palha de aço muda de metálica-prateada para cor de cobre vermelho-acastanhado.
1Fe>1Fe²+ + 2e-2Cu²+ + 2e- > 2Cu
1Fe + 2Cu >1Fe²+ + 2Cu
Prática 6
Ao misturar os elementos 2HCl + CaCO3 => CaCl2 + H2CO3, mas o ácido carbônico é instável e se decompõe em H2O e CO2, a reação então fica assim: 2HCl + CaCO3 CaCl2 + H2O + CO2 e o gás que se desprende é o gás carbônico.
Prática 8
Em iodeto de potássio em um tubo de ensaio foi adicionado água oxigenada, ficou marrom e ao colocar amido de milho, foi escurecendo, ficando a mesma esverdeada, em seguida lilás e depois marrom.
Prática 9
Colocou-se 5ml de água em um Becker e a mistura esquentou.
Prática 10