369862 1
Pode ocorrer de forma direta ( salário direto, prêmios, comissões). Pode ocorrer de forma indireta
( Férias, gratificações, gorjetas, horas extras, 13o salário, adicionais, etc.).
Reconhecimento
Auto estima
Segurança
Orgulho
Representam Custos e investimentos. Custos- pelo fato de alterarem o valor dos produtos e serviços. Investimento- por representar aplicação financeira em um fator de produção (trabalho).
Emprego
Salário
consumo
Função:
Distinção de cargos. Equidade.
Manter uma
Estrutura salarial interna e externa da organização.
Definição:
Conjunto de normas e procedimentos que visam estabelecer ou manter estruturas salariais equitativas e justas. O desenvolvimento da gestão da remuneração.
No início da gestão de RH, passamos por períodos de ausência total de qualquer critério, ou procedimentos para se definir salários; posteriormente, por períodos onde a regra definida tinha força de lei, o que importava era somente o aspecto legalista da questão; até épocas onde a tônica era o tecnicismo, que de uma maneira geral tomou conta da Gestão de RH ( aspectos observados pelas teorias da administração nos estudos de Taylor e Ford).
O desenvolvimento da gestão da remuneração. (A partir dos anos
70)
A partir da década de 1970, quando falamos em Gestão da
Remuneração, assim como quando falamos da Gestão de RH como um todo, procuramos enaltecer o aspecto estratégico que ela pode e deve assumir, para tanto, podemos dividir a evolução da gestão da remuneração em três perspectiva.
1- Modelo Japonês de produção.
2- Valorização das questões de transformação no contexto socioeconômico. 3- Revolução tecnológica e do conhecimento.
Remuneração como fator de competitividade. Para Bergamini (1997:34), "quanto mais se aprofunda o estudo do comportamento motivacional humano, mais claramente se percebe que a