366110 1383675048
5191 palavras
21 páginas
INCLUSÃO ESCOLARJaqueline da Silva ESPINDOLA1
RESUMO: A inclusão escolar não se limita apenas à população dos alunos com necessidades educacionais especiais. Ela envolve as famílias, os professores e a comunidade na medida em que visa construir uma sociedade mais justa, com mais igualdade e mais humana. A metodologia de trabalho levou-me a discutir sobre o tema e buscar entender melhor como a inclusão pode obter sucesso sendo assumida como um novo paradigma social e educacional, o grande desafio é de alcançar uma educação de qualidade para todos.
PALAVRAS-CHAVE: Educação; Diversidade; Inclusão.
1 Introdução
Nos dias atuais, muito se houve falar sobre a inclusão escolar, o número de crianças com algum tipo de deficiência na rede regular de ensino do país cresce a cada ano. A constituição brasileira de 1988 garante o acesso ao ensino fundamental regular a todas as crianças e adolescentes, sem exceção, e deixa claro que a criança com necessidade educacional especial deve receber atendimento especializado complementar, de preferência dentro da escola.
De acordo com Biaggio (2007) a inclusão ganhou reforços com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 1995, e com a Convenção de Guatemala, 2001, que proíbem qualquer tipo de diferenciação, de exclusão ou de restrição baseadas na deficiência das pessoas.
Segundo Eugênia Augusta G. Fávero procuradora da república responsável pelos direitos do cidadão no estado de São Paulo no biênio 2002-2004 entende que:
“O acesso das pessoas com deficiência ao ensino formal é garantido até pela legislação penal, pois o artigo 8º, da lei nº. 7.853/89, prevê como crime condutas que frustram sem justa causa a matrícula de alunos com deficiência. A exclusão é crime (BIAGGIO, 2007)”.
Para Mantoan (2003) a inclusão escolar é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva abrange todas as pessoas sem exceção tanto para